Divisão Político-administrativa do Estado de Rondônia

O estado de Rondônia esta atualmente dividido em 52 municípios, que se constituem as unidades autônomas de menor hierarquia dentro da organização político-administrativa do estado e do país.
Resultado de imagem para mapas municipios divisão do estado de rondonia
A criação, incorporação, fusão ou desmembramento de um município se faz por lei estadual. Os municípios podem ser divididos em distritos, que são criados por leis municipais.

O município de Porto Velho foi criado em 2 de outubro de 1914, por lei estadual do estado do Amazonas, e o município de Guajará-Mirim, em 1928, por lei estadual do estado de Mato Grosso. Isso porque, foram criados antes de ocorrer a criação do Território Federal do Guaporé. 

Os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena foram criados em 11 de outubro de 1977, por decreto-lei federal e os municípios de Ouro Preto do Oeste e Costa Marques, foram criados em 1981, também por decreto-lei federal. Nesse período, Rondônia era Território Federal. Portanto, as emancipações se faziam por atos do Presidente da República.

Em 1983, ocorreu a emancipação dos municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras, criados por decreto-lei estadual, porque nesse período, o estado de Rondônia ainda não possuía constituição.

Os demais municípios foram criados por leis estaduais do estado de Rondônia, a partir de 1986.

Aspectos Geográficos de RO.

Área Geográfica: 238.512,8 km2, representando 6,19% da região Norte e 2,80% do País. 

Rondônia é 3º Estado em extensão territorial da região Norte. No contexto nacional, constitui-se o 15º em extensão territorial e o 23º em termos populacionais. 

Limites: ao Norte e Nordeste, estado do Amazonas; ao Sul e Oeste, República da Bolívia; a Leste e Sudeste, estado de Mato Grosso; a Noroeste, os estados do Acre e do Amazonas. 

A extensão da fronteira do Estado de Rondônia com a república da Bolívia é de 1.342 quilômetros. 

- Os municípios rondonienses localizados na faixa da fronteira boliviana são: Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, Alta Floresta do Oeste, São Francisco do Guaporé, Alto Alegre dos Parecis, , Pimenteiras do Oeste e Cabixi. 


Divisão geopolítica: o estado de Rondônia é formado por 52 municípios e 57 distritos


Setor Primário do Estado

- Agricultura, pecuária, piscicultura, apicultura, extrativismo vegetal e mineral. 

- O extrativismo mineral destaca-se pela ocorrência de ouro, cassiterita, diamante, nióbio, quartzo, granito e água mineral. 

- O extrativismo vegetal destaca-se pela produção de cacau, madeira em toras, castanha-do-pará e borracha silvestre. 

- O setor agrícola destaca-se nacionalmente por produzir cereais, café, soja, milho, banana, mandioca e algodão, além de hortifrutigranjeiros. 

- O efetivo pecuário é composto, principalmente, de rebanhos bovinos de corte e de leite, com mais de cinco milhões de cabeças e uma Bacia leiteira em franca expansão, notadamente nas regiões de Porto Velho, Jaru e Ouro Preto do Oeste. 

Setor secundário

Prevalece a agroindústria, notadamente na produção de laticínios, na região central do Estado. Mas crescem AS indústrias de transformação destinadas aos setores moveleiro, de confecções, couro e calçados. 

Setor terciário

Envolve comércio e serviços, é o que mais cresce NO Estado, tendo em vista a evolução urbana, a exemplo de municípios como Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Cacoal, 
Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto e Ariquemes.

(DIÁRIO DA AMAZÔNIA
PORTO VELHO, 2000)
http://portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=365

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Estado de Rondônia