domingo, 30 de abril de 2017

Economia de Rondônia


Resultado de imagem para economia de rondonia 2016

A economia do estado de Rondônia tem como principais atividades o extrativismo vegetal e mineral, a agricultura e a pecuária. O Produto Interno Bruto – PIB de Rondônia em 2007 foi de 15 bilhões, o que corresponde a 0,56% da riqueza gerada em todo o país nesse período. O PIB per capita de Roraima no mesmo período foi de R$ 10.319,98. (AMARAL; NASCIMENTO, 2010). 
Resultado de imagem para economia de rondonia 2016
 A exploração de madeira e borracha são as principais atividades do extrativismo vegetal no estado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado de Rondônia é o terceiro estado que mais desmata no país, causando vários problemas ambientais. 
Resultado de imagem para borracha e madeira rondonia 2016

O principal mineral explorado em Rondônia é a cassiterita. A jazida de cassiterita do município de Ariquemes é considerada uma das maiores do mundo. 
Resultado de imagem para cassiterita rondonia 2016

 Na agricultura, a produção de grãos é a principal atividade, favorecida pela quantidade de chuvas da região. Destacam-se a produção de café, cacau, milho, arroz, soja e mandioca. 
Resultado de imagem para cafe rondonia

A hidrovia do Rio Madeira e a construção de um porto graneleiro na capital do estado possibilitam o escoamento da produção, principalmente para a região Nordeste. 
Resultado de imagem para porto graneleiro na capital rondonia
A carne bovina é o principal produto de exportação do estado. Além da pecuária de corte, o estado é destaque na pecuária leiteira, sendo o maior produtor de leite da região norte. 
Resultado de imagem para economia de rondonia 2016

 Pouco diversificado, o setor industrial de Rondônia está em desenvolvimento. O ramo alimentício e frigorífico são os principais segmentos da indústria em Rondônia. 
Resultado de imagem para turismo rondonia 2016
   O turismo na região ainda é pouco explorado. O maior potencial está no ecoturismo, sobretudo o relacionado ao Rio Madeira. A zona de livre comércio de Guarajá-Mirim é outra atração do estado. 
   Localizada na divisa com a Bolívia e nas margens do Rio Madeira, na zona de livre comércio de Guarajá-Mirim são encontrados produtos importados. A cota limite para a compra de importados é de dois mil reais. 
Resultado de imagem para turismo rondonia 2016

Resultado de imagem para turismo rondonia 2016

 Referências: 
AMARAL, Luciano Monteiro do; NASCIMENTO, Milton Antonio do. Produto Interno Bruto Estadual e Municipal. Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima. 6 ª edição.Boa Vista: CGEES/SEPLAN – RR, 2010. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Economia de Rondônia. 
Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/economia-rondonia.htm. Acesso em 16 jan. 2011. 
RONDÔNIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rond%C3%B4nia Acesso em 16 jan. 2011. 
RONDÔNIA. Disponível em: http://www.brazilsite.com.br/brasil/estados/rondonia.htm Acesso em 16 jan. 2011. 
 Arquivado em: Economia, Rondônia
Postar um comentário